Segundo o CEMADEN (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais - Cemaden/MCTI), nesta sexta-feira (24/02/2023), o cenário de risco de eventos hidrológicos e considerada MODERADA, devido à previsão de chuva, na forma de pancadas de intensidade moderada, nas mesorregiões do Vale do Paraíba, como também no Litoral Sul e Metropolitana de São Paulo; Sul Fluminense no Rio de Janeiro; Sul/Sudoeste de Minas e Zona da Mata MineirA.
De acordo com especialistas no assunto, eventos hidrológicos considerados de risco, são aqueles com potencial de causar danos e destruição tanto às pessoas quanto à economia das regiões afetadas - enchentes e secas são os mais comuns dentre eles, daí a importância de se discutir ações que venham a minimizar os impactos de suas ocorrências. No caso de GOVERNOS MUNICIPAIS, devem elaborar planos de PREVENÇÃO, como obras de escoamento pluvial, barragens, diques, manilhamento adequado, cuidados com a mata ciliar, etc..
Já a Defesa Civil Municipal deve mapear as zonas de risco para elaborar planos que atendam DE MANEIRA EFICAZ E EM TEMPO ÚTIL a população que for atingida por desastres naturais ou ambientais. Assim como a Secretaria de Assistência Social dos municípios que PRECISAM DE AGILIDADE para ATENDER RAPIDAMENTE a população que for direcionada através da Defesa Civil.
Jornalista: Pedro Winter
Registro:0041704/RJ
#portalfalabp #barradopiraí #previsão
#volumegidrico #precipitação #meteorologia #noticias #falabp #sulfluminense #news #compartilhe #viral #deslizamento #transito #municipios #estradas #rj
