
A quadra poliesportiva do distrito de Ipiabas vem causando um grande desconforto e preocupação para os munícipes em geral, pais, alunos e professores de educação física, isso porque o atual prefeito do Município de Barra do Piraí, Mario Reis Esteves, anunciou em suas redes sociais a instalação de uma Aeronave Boeing 727-200, em um local que até o dia 07/06/2022, era uma quadra poliesportiva onde muitas crianças e idosos do distrito usavam o espaço para realizar diversos tipos de atividades. Inclusive atualmente os times femininos e masculinos de vôlei do distrito de Ipiabas estão disputando um campeonato estadual representando o município de Barra do Piraí, o campeonato Sul Fluminense de vôlei acontecerá no município de Valença - RJ, no mês de Julho deste ano.
*ERRATA: Ao contrário do que foi inicialmente noticiado, a primeira postagem sobre a aeronave boeing 727-200, feita nas redes sociais do prefeito, foi publicada em fevereiro de 2022 e não em 2021*

Hoje existe um projeto para a instalação de uma avião boeing B-727-200 no espaço que a quadra poliesportiva estava instalada, atualmente existe um processo de ação civil pública tramitando na justiça sobre o projeto de instalação do avião Boeing B-727, que questiona a instalação do mesmo no distrito de Ipiabas.


De acordo com a vereadora Katia Miki, embora o processo ainda não tenha uma decisão liminar, o desmanche da quadra poliesportiva, a vinda do boeing para o distrito, e outras questões, tudo isso está sendo questionado, analisado e investigado pela justiça, e que enquanto isso não acontecesse os moradores teriam a quadra intacta, até uma nova quadra ser entregue para os munícipes, pois quem conhece a quadra poliesportiva de Ipiabas sabe que é possível encontrar crianças e jovens todos os dias praticando diversos esportes. Existe o projeto de futebol, vôlei, entre muitos outros esportes e atividades, ou seja, a quadra é sim muito usada e com propósitos incentivadores e proveitosos para as crianças, jovens e adultos. Os munícipes esperavam o respeito e cuidado por parte do poder executivo, eles imaginavam que enquanto a ação civil pública não fosse julgada, a quadra continuaria no mesmo local, até porque ainda de acordo com a vereadora Katia, tinha sido prometido para os munícipes que enquanto a nova quadra poliesportiva não fosse construída e entregue, a quadra atual não sairia do local onde se encontrava, mas não foi bem isso que aconteceu! Na segunda feira, dia 06 de junho de 2022, os jovens e os professores tiveram uma grande surpresa, na verdade uma grande decepção! Quando chegaram na quadra para treinar como sempre fazem, a mesma já se encontrava em estado de desmonte, agentes da secretaria municipal de obras públicas e uma equipe contratada já estavam no local fazendo a remoção das peças da quadra, quebrando totalmente uma palavra que havia sido passada antes.
Mas a grande questão é: A quadra poderia sair desse local agora? Já existe uma nova quadra construída para as crianças e os professorem darem continuidade nos treinos? A justiça já concluiu o processo da ação civil pública? o que será feito agora? Bom nenhuma dessas perguntas foram respondidas até o momento oficialmente, mas nós temos algumas respostas. Não, a quadra poliesportiva não poderia sair do local agora e muito menos nas condições em que essa situação se encontra, isso porque já existe uma processo em andamento justamente na questão da remoção da quadra, mas o que é ainda pior é: em um encontro anterior, foi passado para os moradores que a atual e única quadra poliesportiva do distrito de Ipiabas só seria removida após a instalação de uma nova quadra, isso para que os alunos e professores não ficassem sem praticar os esportes, mas o que está acontecendo não chega nem perto disso. A vereadora Katia Miki fez um vídeo onde ela mostra a atual situação do novo local onde será instalada a nova quadra, mas o que vemos nas imagens é o seguinte: muito mato, barro e um esgoto á céu aberto, o que é bem comum no distrito assim como na própria cidade de Barra do Piraí.

Outro problema encontrado foi em relação aos entulhos e ferragens que a empresa contratada para fazer a remoção deixou jogada para trás, ainda na segunda feira os alunos e professores de vôlei continuaram treinando na quadra normalmente, afinal eles ainda não têm uma quadra nova e muito menos uma previsão de entrega (já que as obras no local aonde será a nova quadra sequer começaram), as crianças querem e precisam treinar e praticar o esporte que eles escolheram, as equipes já tem um calendário de campeonato para cumprir, e um fato importante, mais uma promessa quebrada! Como você verá no vídeo, as partes das peças que foram removidas continuaram no local, podendo ocasionar em um grave acidente, tanto com as crianças quanto com as outras pessoas que por ali transitam, um dos professores de vôlei finalizou sua aula na quadra onde os alunos treinavam, com um recado para o poder executivo.
Na terça feira, dia 7 de junho, a equipe designada pela secretaria de obras voltou na quadra, dessa vez para fazer a remoção dos refletores, essa medida foi tomada para que a quadra não possa ser utilizada durante a noite, o que é injusto pois muitos dos treinos são realizados no final da tarde e durante parte da noite, e também é uma falte de compaixão com as crianças e professores que precisam treinar e não tem outra opção. Antes de ter a estrutura que a quadra possui hoje, ela já foi um campinho, logo depois passou por uma transformação tornando-se uma quadra de cimento, até chegar na estrutura metálica e coberta que conhecemos hoje e para muitos dos moradores a quadra faz parte de suas vidas e da vida de seus filhos e netos. A pergunta que fica para o poder executivo é: Qual é a necessidade de desmontar a quadra com tanta pressa? Aonde vamos colocar as crianças e jovens para treinarem enquanto isso? Quando será entregue uma nova quadra? Quanto tempo demora para construir uma quadra poliesportiva nova? Por quanto tempo esses jovens ficarão sem praticar esportes sem necessidade? Ainda no vídeo que a vereadora gravou, ela faz mais alguns questionamentos, ela contou que na semana passada esteve no bairro da Roseira, onde a quadra do bairro encontra-se em estado totalmente precário e abandonado, no vídeo a vereadora deixa a seguinte questão:
... A quadra de lá é extremamente precária, a mesma pressa que se têm em desmontar a quadra de Ipiabas, deveriam se ter pra desmontar e fazer uma quadra nova pra comunidade da Roseira. Porque lá além dá quadra ser precária, as crianças praticam esportes com pombos defecando em cima delas, e isso é um absurdo completo, é uma falta de senso, de responsabilidade! Enquanto se têm uma quadra excelente aqui em Ipiabas que está sendo desmontada às pressas, no bairro da Roseira nós temos uma quadra totalmente precária, onde os pombos defecam e as crianças brincam em cima das fezes de pombo. E lá a gente não está vendo pressa nenhuma em se fazer obras...

Enquanto a vereadora gravava esse vídeo ( que acabamos de citar um trecho), é possível visualizar a equipe de obra medindo as peças para continuarem a remoção da quadra. Ter uma quadra representa a decisão da população, pois eles já haviam dito isso dezenas de vezes e que queriam a permanência da quadra no local, como esse não é o caso, tem que ter no mínimo uma quadra nova para substituir a atual, para que os jovens e professores do distrito não fiquem sem praticar esportes. O pedido da vereadora, dos munícipes, dos alunos e professores nada mais é que: Ninguém está discutindo se o avião de fato virá ou não para o distrito de Ipiabas, a questão que está em discussão é a necessidade de fazer a remoção da quadra agora se os jovens sequer têm uma nova quadra para praticarem seus esportes! Se sequer as preparações para realizar a obra começaram! E outro fator extremamente importante é: Por que não respeitar um processo judicial que está em curso? Uma ação civil pública instaurada pelo Ministério Público! A decisão correta seria esperar uma decisão oficial da justiça para depois pensarem e decidirem no que será feito no local e não sair por ai derrubando a quadra sem ao menos esperar a decisão da justiça ou dar um aviso para os munícipes da decisão tomada.
ATUALIZADO 21/06/2022
Para assistir o vídeo completo da vereadora Katia Miki, acesse o link: https://www.facebook.com/PortalFalaBp/videos/5332136140180948/
#falabp #news #informação #help #quadrapoliesportiva #jovens #adultos #crianças #esporte #exercício #idosos #avião #projeto #população #respeito #comunidade #precário #crítico #cidade #municipio #barradopiraí #rj #badopi #atenção #público #tjrj #processo #consultapública #sport