Família do jornalista Pedro Winter, do Portal Fala BP de notícias em Barra do Piraí - RJ foi vítima de um golpe no WhatsApp.
Uma pessoa com número diferente, mas com a mesma foto de perfil que a do Pedro, entrou em contato com sua família, passando-se por ele e tentando realizar um "pedido de pagamento" com urgência.
A família desconfiou da urgência e conseguiu escapar do golpe. Mas após publicar um vídeo nas redes sociais, começaram as ameaças de morte.
Saiba como evitar:
O famoso WhatsApp é um dos aplicativos de mensagem mais famoso do planeta, e existem diversos "malandros" utilizando para aplicar gospes em desavisados.
Esses golpistas se aproveitam de momentos de distração do usuário para praticar roubos de senhas, de dados pessoais e tirar alguma vantagem. Em alguns casos eles usam fotos de conhecidos da vítima, oferecem alguma promoção imperdível que não existe ou até mesmo uma vaga de emprego falsa.
Qualquer ser humano pode se tornar vítima desse tipo de ação maliciosa, já que os golpes têm se tornado cada vez mais sofisticados, com plataformas muito parecidas com os sites verdadeiros.
Portanto, a principal forma de evitar cair em armadilhas virtuais é se manter alerta e desconfiar de todas as mensagens suspeitas que receber pelos aplicativos de mensagem.
A seguir, confira algumas dicas de segurança para não se tornar uma vítima de um golpe de link falso no WhatsApp:
1. Cheque se o link é verdadeiro
Pode parecer óbvio, mas muitas pessoas não fazem essa checagem e acabam caindo facilmente em golpes como esse.
Por isso, sempre que receber uma promoção via WhatsApp, vá até o site oficial da empresa e descubra se a divulgação também está sendo feita por lá.
Se a ação for verdadeira, participe diretamente no site da empresa – é mais confiável e seguro.
2. Fique atento a erros gramaticais ou ortográficos
Se as mensagens apresentarem erros gramaticais, ortográficos ou de digitação, fique atento!
Além disso, desconfie do tom imperativo e de comando, como “clique no link e obtenha a vantagem agora mesmo”.
3. Desconfie de mensagens que solicitam dados pessoais ou bancários
Lembre-se de que seus dados pessoais e bancários devem estar muito bem protegidos.
Portanto, se a mensagem solicitar que você envie informações como data de aniversário, senhas e dados de cartão de crédito, desconfie!
4. Não repasse correntes
Nenhuma empresa séria irá pedir para você repassar a mensagem a um grande número de usuários para que receba um brinde.
Com a funcionalidade que permite saber que a mensagem já foi compartilhada, fica mais fácil saber que se trata de uma corrente.
5. Cuidado com URLs encurtadas
Desconfie de sites com URLs encurtadas e com nomes editados.
Normalmente, esse tipo de golpe direciona os usuários para sites falsos, onde existem formulários maliciosos que prometem descontos, vouchers e serviços/produtos gratuitos.
6.Sempre desconfie do senso de urgência de mensagens que envolvem transferência de dinheiro, mesmo que seja de conhecidos próximos.
7. Desconfie de mensagens e promoções sensacionalistas
Se uma promoção ou notícia parece ser “boa demais para ser verdade”, desconfie.
Normalmente, as empresas não oferecem produtos ou serviços premium de forma gratuita ou com um desconto muito alto.
Jornalista: Gabriela Barbosa
Reg:0041615/RJ