No dia 09 de Dezembro, data em que comemora-se o dia Internacional Contra à corrupção, a ONU (Organização das Nações Unidas), lançou a campanha "Seu direito, seu papel: Diga não à corrupção", com o propósito de chamar a atenção de todos nós, principalmente dos jovens, para o fato de que todos temos o dever e a responsabilidade de combater a corrupção, e que essa responsabilidade não é apenas da justiça, dos políticos e da imprensa, e sim de TODOS os cidadãos.

De acordo com a ONU, a corrupção afeta TODAS as esferas da nossa sociedade, e alertam ainda que prevenir ações corruptas é essencial para a progressão do Desenvolvimento Sustentável do documento agenda 2030 da ONU, os ODS's.

Todos nós, desde os jovens até os mais velhos, temos um papel fundamental em prevenir e combater a corrupção, e ajudar a promover a integridade em todos os níveis da nossa sociedade.


Ainda de acordo com a ONU, a Convenção das Nações Unidas contra à corrupção, busca por exemplo, fazer com que os governos coloquem práticas políticas para proteger pessoas que denunciam atos de corrupção.

Como dito no início da matéria a campanha é para todos, mais com um foco voltado mais para os jovens. O motivo da campanha é deixar os jovens cientes de suas ações, direitos, deveres e posturas diante do quadro político e econômico do nosso país, pois um voto pode mudar drasticamente a forma como outras pessoas vivem e são criadas em nossa sociedade. Muitas pessoas se perguntam, o que podemos fazer para mudar? Ou pelo menos tentar mudar alguma coisa em nossa política? Bom todos nós sabemos a resposta! Basta termos cuidado, atenção e responsabilidade na hora de escolher os futuros governantes dessa nação. E por que responsabilidade? Responsabilidade porque depois que uma pessoa votar, não terá mais volta e todos terão que viver e conviver com as consequências dos votos da maioria, mesmo se as consequências forem boas ou ruins. Então já sabe! Se você for votar, pesquise, investigue, e comprove se essa pessoa que você escolheu para governar um país inteiro, está realmente apta para honrar com as exigências e obrigações que vêm junto com a governança e o poder.


Segundo informações da ONU, para participar da campanha contra a corrupção, basta mostrar seu apoio à causa nas redes sociais usando a hashtag #NoToCorruption.

#falabp #news #onu #campanha #corrupção #contracorrupção #NoToCorruption #jovens #global #economia #política #negócios #brasil #ods #corruptos #diganão #fiquematentos #social #movimentosocial #imprensa #pessoas #poder #agenda2030 #sociedade #população #brasileiros #governar #país #informação #governo #sistema #financeiro
Por: Gabriela B.
Reg:. 0041615/RJ
Fonte: ONU - Organização das Nações Unidas