Barra do Piraí, no interior do estado do Rio de Janeiro, receberá um grande investimento em mobilidade urbana, incluindo pontes, viadutos, estradas e passarelas.
Com a saída de uma velha rodoviária no centro da cidade, teremos uma NOVA RODOVIÁRIA, no Belvedere, as margens da BR 393, abrindo as portas da cidades para receber um maior número de ônibus com destinos outras cidades mais distantes. Hoje nossa rodoviária velha não dispõe de ônibus para diversos municípios por conta da falta de estrutura e também da localização da rodoviária.
Fotografias 1 e 2: Construção da Nova Rodoviária
Fotografias 3 e 4: Rodoviária Velha
Com todo investimento em turismo acontecendo, será indispensável pensar na infraestrutura da cidade.
Muitos investimentos em turismo estão sendo realizados no distrito de Ipiabas na gestão do prefeito Mário Reis Esteves, e com a chegada de mais pessoas na cidade, de fato as obras de mobilidade urbana junto a nova rodoviária e o asfalto nas principais vias de acesso, serão o casamento perfeito para a chegada do progresso nos próximos anos.
A concessionária MRS Logística está em processo de renovação da concessão de contrato da empresa, que foi privatizada em 1996 e o seu contrato original de concessão, que deu a oportunidade a ela se tornar o que se tornou hoje, tinha o prazo de 30 anos e findaria em 2026 e um pacote de obras de MOBILIDADE URBANA virão junto com essa renovação.
O progresso trás consigo mudanças para os municípios, que devem ser analisadas e planejadas para que não haja um impacto agressivo para os munícipes.
A análise de dados tem desempenhado um papel cada vez mais crucial na transformação de negócios, estratégias, em áreas do convívio em sociedade e até na mobilidade urbana. À medida que as cidades enfrentam desafios relacionados ao tráfego e demanda crescente por transporte eficiente, a utilização assertiva de dados se torna essencial para moldar o futuro do deslocamento.
E foi através de diversos estudos baseados em dados colhidos nas áreas de afetação das obras que serão realizadas, que a empresa MRS apresentou em audiência pública na Câmara Municipal de Barra do Piraí, os projetos das obras a serem cumpridas e respondeu aos questionamentos da população. Inclusive se dispôs a manter o diálogo e acertar pontos específicos diretamente com os moradores em outras reuniões.
Obras de mobilidade urbana
A primeira obra será a construção de uma ponte com passarela, que irá transpor o rio Piraí paralela à linha férrea ligando a rua Gabriel Vilela Sobrinho com a avenida Oswaldo Cruz, nas proximidades da Praça do Parquinho, ambas no Centro, possibilitando assim, que pessoas e veículos possam transitar nas duas margens do rio, e, dessa forma, acessar várias localidades com mais facilidades, tais como a Rodovia RJ-145.
A segunda obra consiste numa nova estrada, também paralela à linha férrea, e que irá ligar o Parque São Joaquim ao bairro São Luís.
A terceira obra será a construção de um viaduto e de mais uma ponte, que, juntos, irão oferecer mais uma ligação entre os bairros do município, e um caminho para a rodovia Lúcio Meira (BR 393), sem que haja a necessidade de que as pessoas passem pelo Centro. A ponte passará por cima do rio Paraíba do Sul e irá conectar a Vila Suíça ao Matadouro. Já o viaduto irá atravessar a linha férrea, passando ao lado do Parque de Exposição e interligando a rua Francisco Téles à Newton Prado - ao lado do supermercado Bramil como se pode ver na ilustração abaixo:

Jornalista: Pedro Winter
Registro: 0041704/RJ
