INÍCIO DO CAOS:
Desde sábado (18/12), a partir das 11:30 da manhã, até hoje, os moradores do Município de Barra do Piraí estão vivendo um verdadeiro caos. Por conta das fortes chuvas na região e a alta vazão do Rio Piraí muitos pontos da cidade ficaram completamente alagados, e como muitas pessoas foram pegas de surpresa, muitas não conseguiram chegar em casa e tiveram que passar a noite na casa de alguém ou ir para o abrigo temporário que foi instalado no Colégio Municipal Manoel Fonseca. Muitas pessoas perderam praticamente tudo, ficando apenas com as roupas do corpo e sem ter muito o que fazer. Como resultado da enchente, a RJ 145, estrada que liga os municípios de Piraí e Barra do Piraí, ficou totalmente intransitável, permaneceu alagada e interditada durante um bom tempo, justamente pelo fato de que o Rio Piraí invadiu a via, o que dificultou ainda mais a vida dos moradores e motoristas da cidade. No mesmo dia carros da Defesa Civil e Guarda Municipal passaram pelos bairros alertando os moradores sobre a situação, mas como tudo ainda não estava muito claro e nem explicado, algumas famílias não deram muita importância para o comunicado. Os bairros que ficaram alagados pela cheia foram: Santanésia, Chalet, Parque Santana, Vargem Alegre, Roseira, Ponte Vermelha, Muqueca, Maracanã, Ponte do Andrade, São João, Grota do Neném, Carvão, Carbocálcio, Boca do Mato e Santana de Barra;


VAZÃO E DIMINUIÇÃO DO RIO PIRAÍ:
A vazão do Rio começou a diminuir no dia 18/12, por volta das 19:30 da noite, quando a concessionária Light, que é responsável pelo monitoramento do nível do Rio e distribuidora de energia, registrou uma diminuição 83m³/s (às 19h30), para 56m³/s (às 20 horas), mas foi só durante a madrugada de domingo (19/12), que o nível do Rio Piraí começou a diminuir rapidamente e visivelmente, mas nessa altura os estragos já tinham sido feitos. De acordo com informações, a concessionária Light não emitiu nenhuma nota a respeito da cheia do Rio Paraíba do Sul e até o momento ele segue com volume alto, mas tudo dentro da normalidade.
DECRETO DE CALAMIDADE PÚBLICA:
Hoje (20/12), às 10:14 da manhã, o prefeito de Barra do Piraí, iniciou uma live no Facebook ao lado do Secretário de Água e Esgoto, Wanderson, e a Cláudia, representando a Assistência Social, para falar sobre os últimos acontecimentos da cidade e fazer um balanço sobre as vítimas das cheias do Rio Piraí. Segundo informações passadas pelo prefeito através da live oficial, a Prefeitura Municipal de Barra do Piraí vai requerer por escrito uma explicação técnica da concessionária Light, que como dissemos no início da matéria, é responsável pelo monitoramento dos níveis do Rio e distribuidora de energia. De acordo com o prefeito Mario Esteves, esse tipo de informação não pode ser avisada do dia para noite, apesar da guarda civil e defesa civil terem passado alertando a população sobre a situação do nível do Rio Piraí.

"...Precisa ser feito com mais responsabilidade. Então a prefeitura municipal vai requer por escrito uma explicação da concessionária Light, muitas famílias perderam tudo e realmente eu estou extremamente insatisfeito com essas comportas que abriram da forma que abriram, e pegou todo mundo de surpresa."
Disse o Prefeito Mario Esteves, revelando sua indignação com a irresponsabilidade da concessionária Light. Após essa frase, o prefeito decretou estado de calamidade pública nos locais que foram atingidos pelo alagamento. De acordo com Mario, essa medida servirá para facilitar o acesso do cidadão, em especial os moradores dos locais atingidos, ao Fundo de Garantia - o FGTS. Isso quer dizer que após o lançamento do decreto de calamidade pública para os bairros que foram atingidos, o morador terá direito ao FGTS, e o objetivo é minimizar os impactos causados pela enchente. Ainda conforme as informações passadas pelo prefeito, após o decreto ser lançado a prefeitura informará ao ministério da Integração Nacional.
SECRETARIA DE ÁGUA E ESGOTO:
O secretário de água e esgoto, Wanderson, falou que sua equipe está com um plano de contingência desde ontem (19/12), nos bairros da Roseira, Ponte Vermelha e Ponte do Andrade, realizando um mutirão de caminhão pipa para tentar atender o maior número de pessoas possíveis, para garantir o abastecimento de água para essas pessoas. Em contato com a CEDAE amanhã (21/12), a equipe da secretaria de água e esgoto de Barra do Piraí entrará para começar a estender a tubulação de água para chegar até o reservatório, onde a água será distribuída por gravidade. O poço artesiano que foi furado perto da quadra também deve começar a funcionar ainda nessa semana para tentar minimizar o impacto e transtorno dos moradores do bairro parque Santana, Roseira, Ponte Vermelha e Ponte do Andrade. O secretário de água e esgoto falou ainda que tiveram problemas com a estação de tratamento no bairro Parque Santana, o que acarretou no desabastecimento nos bairros boca do mato e Parque Santana, mas de acordo com o secretário, a estação voltou a funcionar nesta sexta feira (17/12), porém a água ainda está muito turva, com uma coloração muito barrenta e hoje tem uma técnica dentro da estação de tratamento fazendo um trabalho para tentar mudar o insumo de tratamento, ao invés de tratar a água com sulfato eles tentarão com tratar com Policloreto de alumínio (PAC), para melhorar a qualidade da água que as pessoas receberão em suas casas. Hoje a estação de tratamento de água do Morro do Gama, que é a principal estação de tratamento de água da cidade, está funcionando com apenas 25% de sua capacidade. A Estação de Tratamento de Água e Esgoto (ETA), pelo fato da Light ter parado o bombeamento do Rio Guandu, a estação ficou parada por 3 dias. Além dessas estações de tratamento de água, temos ainda a captação de água nas estações da Vila Helena e Coimbra. Junto com esse grande volume de água também desceu muito lixo, esse lixo acaba sendo puxado pela bomba do tratamento de água e isso acarretou no entupimento de uma das bombas do motor da estação de tratamento do Morro do Gama que acabou queimando, mas já existe uma bomba reserva para substituir. O secretario Wanderson informou que já tem uma equipe trabalhando para que o funcionamento da estação de tratamento água seja 100% normalizado. Todos sabemos que nem todos os bairros foram atingidos com a falta de água, mas todos nós podemos sentir o reflexo desse desastre. O secretário fez um alerta para todas as pessoas, principalmente as que não sofreram com a falta d´água.

"...Quero pedir a compreensão dos moradores e população de Barra do Piraí, aqueles que estiverem recebendo água, que use de modo consciente, vamos pensar no próximo. A equipe de água e esgoto, defesa civil, serviço público, enfim, toda prefeitura está trabalhando aí e dando assistência as pessoas que foram atingidas ai com esse transtorno inevitável agora no final do ano." Encerrou o secretário de Água e Esgoto, Wanderson.
CAMINHÃO PIPA:
Ainda na live foi dito que há 5 caminhões pipas nas ruas para atender a população, sendo 2 atendendo o bairro Ponte Vermelha e Ponte do Andrade, 1 atendendo o lago azul e 2 estão atendendo os hospitais (pois como a estação do Morro do Gama não está funcionando plenamente isso acaba refletindo diretamente em nossos hospitais).
*É importantíssimo lembrar que o Rio Paraíba do Sul é a principal fonte de captação de água para todas as Estações de Tratamento de Água e Esgoto do Município de barra do Piraí / RJ.*
ASSISTÊNCIA SOCIAL:
Representando a secretária de assistência social, Paloma Blunk dos Reis que não pode comparecer na live, a Cláudia também falou um pouco sobre a enchente e sobre as soluções que a Assistência social achou para ajudar a todos que precisam. De acordo com a Cláudia o problema está sendo monitorado desde o início e foi avaliada a necessidade de abrir o abrigo provisório, que foi instalado na escola Manoel Fonseca, que também está servindo de ponto de captação de doação de recursos.
Cláudia disse que no domingo (19/12),o CRAS foi aberto para acolher e cadastrar as famílias para receber os recursos na assistência social, como algumas pessoas não conseguiram chegar até o CRAS, a secretaria de assistência social mobilizou algumas equipes para buscar essas pessoas que estavam ilhadas em alguns pontos da cidade, e só assim puderam fazer um levantamento detalhado dos recursos necessários para ajudar essas famílias. Ainda de acordo com Cláudia, durante a noite após esse levantamento, algumas equipes foram mobilizadas para fornecer esses recursos para a população do bairro da Roseira, como Kit limpeza, kit dormitório e Cestas Básicas, isso porque a Roseira foi um dos bairros mais afetados durante a enchente. Hoje as equipes técnicas da assistência social estavam todas mobilizadas no CRAS do Centro - que fica localizado na Rua Dona Guilhermina, número 84 - para atender essas famílias que por algum motivo não conseguiram chegar até o CRAS para preencher o cadastro e receber os recursos, e por esse motivo o CRAS ficará aberto aguardando essas famílias para preencherem o cadastro para receberem essa ajuda de imediato e que é muito bem vinda nesse momento. Até o encerramento da live, não haviam mais pessoas no abrigo, pois todas conseguiram os recursos que precisavam e puderam voltar para suas casas ou casas de parentes/amigos e não precisaram mais do abrigo, mas a Cláudia deixou claro que o abrigo continua aberto para receber as doações que forem chegando, ela disse ainda que a equipe está preparada para atender a população no CRAS do Centro e que já estão com articulações com o governo do Estado.

AJUDA DA POPULAÇÃO E PONTOS DE ARRECADAÇÃO:
Além de toda ajuda dos órgão municipais e recursos estaduais, a própria população se mobilizou e realizou arrecadões e transporte para as pessoas que necessitam e ainda necessitam de ajuda. Vários pontos da cidade estão recebendo essas arrecadações para repassar para os moradores. Muitos vídeos circularam na internet do dia 18 até o momento, e em cada um deles conseguimos ver nitidamente o desespero e a compaixão de todos nesse momento tão aterrorizante e triste pelo qual estamos passando. Vários pedidos de ajuda chegam a todo instante e os pedidos de ajuda que mais chegam são: Roupas (femininas e masculinas para adultos e crianças), comida, colchões, sapatos (feminino e masculino para adultos e crianças), água potável, cobertores e material de limpeza. Quem puder ajudar, ajude! Muitas pessoas perderam tudo, o pouco que tinham e bem alguns dias do Natal, uma época que é muito mágica e esperada por todos, principalmente pelas crianças. Estamos passando por uma situação difícil e triste, agora não é hora de brigas, culpas e desculpas. Esse é um momento de mobilização, compaixão, cuidado e respeito com o próximo.
O grupo Barrense Ajuda Barrense divulgou uma lista com alguns pontos de arrecadação e entre eles estão: Toca do Açaí Bairro Santo Antônio; Lojas charme ao lado da farmácia Pacheco; Casa do Pão ponto do Chalet; Análise Calçados perto da top Tênis; Bairro São João; S.O.S Barra; Rua Francisco Di Biasi 77; Bairro São João próximo ao postinho e Ponto Final do Ônibus. Além da Assistência Social e do Grupo Barrense Ajuda Barrense, existem outros pontos de arrecadação espalhadas pela cidade. Por conta das chuvas nas regiões e por causa alta vazão do Rio Piraí o abastecimento de água em alguns bairros da cidade ficaram prejudicados. Muitos bairros da cidade ainda permanecem sem água e entre eles estão: Vargem Alegre, Centro, Maracanã, Belvedere, Muqueca, Ponte Vermelha, Ponte do Andrade, Parque Santana entre alguns outros.
LIMPEZA NOS BAIRROS:
Hoje (20/12), durante toda a parte da manhã e a parte da tarde, vários caminhões da prefeitura estavam em vários pontos da cidade para remover a lama e os entulhos e para dar uma assistência para os moradores. O mutirão aconteceu nos bairros: Maracanã; Ponte Vermelha, Roseira, Centro, Grota do Neném entre outros.




GUARDA CIVIL MUNICIPAL:
A Guarda Municipal de Barra do Piraí fez o transporte de algumas pessoas que ficaram desabrigadas e/ou que não tinha condução para chegar até a escola Manoel Fonseca ,que serviu como abrigo para essas pessoas. No mesmo dia foram registrados relatos de que alguns agentes da GCM estavam multando os carros que estavam estacionados em locais irregulares durante o fim de semana. Através das redes sociais muitos motoristas e familiares disseram que pararam seus veículos nesses locais por uma questão realmente de emergência, para ajudar outras famílias ou por não tinham aonde parar. As denuncias tomaram grandes proporções e as multam finalmente foram cessadas. Até o encerramento dessa matéria não foram divulgadas mais informações sobre essa questão.
PEDIDO DA EQUIPE PORTAL FALA BP:

A equipe do Portal Fala BP esteve hoje em alguns pontos da cidade para mostrar como ficou os bairros após a enchente do final de semana e acabamos nos surpreendendo com a quantidade de família que estão em situações difíceis e de extrema calamidade, muitas pessoas ficaram desalojadas e perderam parte de suas casas. Conseguimos visitar algumas dessas casas e pudemos observar o sofrimento e o desespero dessas famílias, muitas delas com crianças e idosos em condições extremas. Pedimos encarecidamente para que todas as pessoas que puderem ajudar as famílias que sofreram com essa enchente, que ajudem. Pois muitas famílias perderam tudo, roupas, móveis, comida, água potável, sapatos, brinquedos de crianças, remédios, entre muitas outras coisas. Como dito anteriormente já existem vários pontos de arrecadação e doação pela cidade, mas ainda têm muitas famílias sem nada, e que no momento necessitam do básico. Toda AJUDA é muito bem vinda. Quem PUDER colabore, todos nós sabemos que não será nada fácil conseguir recuperar todas as coisas que foram perdidas, principalmente nas vésperas das festas de final de ano.
TELEFONES PARA EMERGÊNCIA E INFORMAÇÕES:
- Para emergências ou mais informações, entre em contato com a Defesa Civil de Barra do Piraí através dos telefones (24) 2443-0345 ou 199.
- A sede da Assistência Social também está à disposição dos moradores, através do telefone (24) 2443-1224.
No dia 21/12 o Portal Fala BP fará uma live mostrando algumas das casas que foram gravemente danificadas pelas águas do Rio Piraí, também a situação em que algumas famílias se encontram por conta disso e pedindo a quem puder ajudar, que se dirija a um dos pontos de arrecadação que serão divulgados.
Atualização - 20/12 - 18:00 horas
Segundo o levantamento da SMAS de 18 à 20 de dezembro:
✅Total de famílias cadastradas atendidas no CRAS Centro-127 famílias desalojadas;
✅Total de famílias atendidas de forma presencial, por telefone, por listagem enviadas por comunidades - 382 famílias.
✅Total de Desabrigados- 2 famílias (10 pessoas);
✅Total de Benefícios fornecidos 400 (água, kit limpeza, cesta básica, colchonetes, kit dormitório).
*CRAS Centro e Escola Municipal Manoel Fonseca continuam como pontos oficiais de recebimento de donativos, abrigo provisório e para cadastro de famílias desalojadas.
Matéria completíssima, leitura agradável e saborosa! Parabéns!
Mas essas famílias vão conseguir a ajuda que precisam.
Muito triste essa notícia