O aniversário do jornalista Pedro Winter, do Portal Fala BP de comunicação, coincidirá com um alinhamento planetário em 2025, e o que isso quer dizer?
No dia 25 de janeiro de 2025, o céu será palco de um evento astronômico raro: o alinhamento de sete planetas. Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter, Saturno, Netuno e Urano formarão uma linha QUASE perfeita no céu, um fenômeno que poderá ser observado em várias partes do mundo, incluindo o Brasil.

O espetáculo será mais evidente ao entardecer e ao amanhecer, e, para os admiradores da astronomia, representa uma oportunidade única de observar a grandiosidade do sistema solar.
Entretanto, de acordo com a Nasa, ver quatro ou cinco planetas brilhantes ao mesmo tempo é menos frequente e não ocorre todos os anos.
O site StarWalk diz que a visualização de sete planetas simultaneamente, como previsto para 28 de fevereiro, é um evento extremamente raro, que só voltará a acontecer em 2492.
Em entrevista pedimos ao jornalista que falasse um pouco sobre o que ele acha dessa coincidência do alinhamento planetário com seu aniversário, vejamos sua resposta:
"Trabalhamos por muito tempo com divulgação científica no Brasil, a convite de Elias da Silva no Projeto Big Bang, inclusive na criação de um canal no YouTube chamado TV Big Bang. Aprendemos que a relação mais importante entre essas coincidências de datas é a oportunidade de divulgar a ciência. Até porquê minha vida pessoal e familiar anda totalmente desalinhada apesar do que as pessoas pensam. Tenho problemas igual a todos e sou cético quanto às relações cósmicas em minha vida. O que posso fazer de útil e informa-los como apreciar o fenômeno:
Como aproveitar o alinhamento planetário:
Horário: O melhor momento para observar será logo após o pôr do sol, quando o céu estiver mais escuro.
Equipamento: Embora a maioria dos planetas possa ser vista a olho nu, binóculos ou telescópios são recomendados para uma visão mais detalhada, especialmente de Urano e Netuno, que são menos visíveis sem ajuda óptica.
Localização: Prefira locais com baixa poluição luminosa e um horizonte desobstruído para aproveitar ao máximo a visualização", disse Pedro Winter.
Respondendo a pergunta do título, não obtivemos informações que comprovem alguma relação do fenômeno astronômico com o aniversário do jornalista em questão. Porém, aproveitamos o espaço para divulgar a ciência em nosso país!
Jornalista: Gabriela Barbosa Registro: 0041615/RJ
Portal Fala BP
Gratíssimo pela matéria, mais uma oportunidade de divulgar a ciência em nosso país!