Já chegaram em nossa redação diversas reclamações a respeito do cumprimento das responsabilidades que a companhia elétrica que explora os recursos do município de Barra do Piraí - RJ, assim como a falta de fiscalização adequada do legislativo que une-se a ausência de um braço firme no executivo que se antecipe quanto a infra estrutura, comunicação e obras preventivas. Dessa vez, moradores da Rua Pedro José de Oliveira, pertencente ao bairro Vargem Grande, e que faz ligação com o bairro Areal, se queixaram da sujeira que a companhia elétrica deixou após realizar a poda nas árvores que ofereciam risco a rede elétrica. Vide imagens abaixo que foram enviadas pelos moradores, a direita das fotografias onde estão os matos secos, eram para ser escoadouros de água pluvial:



Conclusão, agora além de oferecer risco aos carros e pedestres que passam pelo local, também acabou entupindo as valas de escoamento de águas pluviais. Isso ajuda a água da chuva a infiltrar-se no solo, causando pequenas erosões por baixo do asfalto, que são notadas pelas rachaduras que aparecem acima do asfalto por esse motivo. Na imagem abaixo, notará as fissuras sobre o asfalto:

De quem é a responsabilidade?
A responsabilidade pela fiscalização do plantio correto de árvores em locais públicos e podas preventivas é das prefeituras de cada município, são elas quem devem ser acionadas pela população quando houver necessidade de poda de árvores em espaço público ou para fazer denúncia de plantio irregular. Cabe ainda aos órgãos ambientais municipais auxiliarem na escolha da espécie mais adequada para determinada localidade, e também orientar sobre as regras de cada cidade.
Caso a prefeitura identifique a impossibilidade de realizar o serviço por questões de segurança para os colaboradores e/ou população, por causa de galhos localizados próximos a rede elétrica, deve comunicar a concessionária para que uma equipe seja enviada para dar apoio na execução da poda.
A concessionária é responsável apenas pela poda de árvores dentro do próprio processo de manutenção preventiva da rede elétrica, mas não atende a solicitações de poda de árvores de clientes. Esse serviço deve ser feito por órgãos municipais.
É importante lembrar que:
A companhia de energia tem um programa de manutenção preventiva que prevê inspeção anual em todos os circuitos. Cabe a ela realizar as podas nos galhos em conflito com a rede elétrica. Caso os galhos não estejam obstruindo a rede, a responsabilidade da poda é da prefeitura do seu município.
As árvores enroscadas ou próximas à fiação podem causar transtornos como postes quebrados, casos de curtos-circuitos e incêndios. Acontecimentos que oferecem risco à segurança da população, além de causar suspensão no fornecimento, oscilação da energia e até queima de equipamentos.
Jornalista:Pedro Winter
Registro:0041704/RJ
#notícia #energia #eletricidade #redeeletrica #poda #prevenção #interior #distribuidora #elétrica #árvore #fio #fiação #luz #conta #rj #portalfalabp #falabp