Após 3 meses sem o pagamento do aluguel social que deveria ser repassado pelo governo do Estado do Rio de Janeiro, para favorecer moradores que perderam ou tiveram suas casas danificadas pela ultima inundação em janeiro de 2023, o prefeito Mario Esteves antecipou com recursos próprios o pagamento do aluguel social para moradores do Lago Azul.
Enquanto o Governo do Estado dá andamento nas tratativas burocráticas, o prefeito Mario Esteves (Pros) decidiu, nesta quinta feira, dia 20 de abril, antecipar o pagamento do aluguel social para moradores do Lago Azul, afetados pela inundação ocorrida em janeiro deste ano. Para tanto, o chefe do Executivo usará recursos próprios do tesouro municipal, ao mesmo tempo em que vai aguardar os recursos do Governo do Estado e acionar a K-Infra judicialmente, no sentido de ressarcir os cofres públicos.
No último dia 6 de janeiro, uma obra mal feita pela K-Infra, concessionária responsável pelo trecho da BR-393 que passa por Barra do Piraí, somada a uma chuva forte, resultou na inundação de diversas casas no Lago Azul.
Com o incidente, 23 moradores foram afetados, necessitando receber o benefício do aluguel social para garantir o direito à moradia, que não foi pago nos últimos três meses, fazendo com que os moradores arcassem com o prejuízo do próprio bolso.
Apesar da atuação do Governo do Estado para contemplar as famílias afetadas, Mario Esteves determinou à Secretaria Municipal de Assistência Social que faça o pagamento do programa, garantindo, assim, o direito das pessoas. "A prefeitura vai assumir esse compromisso, com recursos próprios, neste primeiro momento, enquanto aguardamos a tramitação junto ao Governo do Estado. Mas, não deixaremos de cobrar a K-Infra na justiça, pois, além de ser a responsável pelo problema, a empresa sequer atuou, na época, para drenar a água empossada no bairro. Fomos nós, do governo municipal, que conseguimos a bomba pra fazer o serviço, e acompanhamos as famílias desde o primeiro momento", esclareceu o prefeito.
A equipe do Portal Fala BP, esteve ao vivo acompanhando as manifestações desde a primeira inundação, e mantém o contato com moradores do bairro em questão, com isso nossa equipe foi acionada nessa manhã para ser informada de que o Cléber Fajardo, funcionário do da secretaria de Assistência Social do município, entrou em contato com os moradores para avisar que o auxílio já estava disponível.

Jornalista: Pedro Winter
Registro: 0041704/RJ
Fonte: Governo Municipal de Barra do Piraí RJ