Essa é a edição da estreia do novo quadro "Papo Barrense”, do Portal Fala BP. Para que você possa acompanhar todos os detalhes da minha visita e as experiências que vivenciei na Casa da Intuição, na 1º Feira Holística de Ipiabas.
Primeiro vamos conhecer um pouco sobre a Casa da intuição.
A Casa da Intuição é um lugar de construção e crescimento do SER, Terapias Holísticas, experiência de autoconhecimento e contato com a natureza.
Vamos iniciar com a historia da Casa da Intuição e a entrevista da sua proprietária Cristina Capella.
A história da Casa da Intuição, segundo Cristina, começou com a pandemia quando ela e sua família resolveram voltar para Ipiabas. Elas ficaram um ano fazendo horta, sem ter o que fazer de outras formas, e pensando no que aconteceria com o mundo. Foi quando Cristina e sua filha Iolanda, que também é sua sócia e parceira da casa, resolveram abrir esse espaço de terapia, porque era o que elas já faziam no Rio de Janeiro.
Iolanda é iridóloga (terapeuta especializada em fazer a leitura da íris), além de ser iridóloga, Iolanda também trabalha com baralho cigano, cromoterapia entre outras terapias, e assim como a mãe, Iolanda também trabalha com constelação familiar e reiki. As duas resolveram abrir essa loja para poder ter um espaço de encontro, ofereceram também uma linha diversificada de pedras, óleos essenciais originais (alguns fabricados com material importado), livros, baralho cigano, bijuterias com pedras e elementos da natureza, mandalas, bolsas, velas e muitas outras variedade de produtos holísticos. No início não era nem para ser uma loja, era para ser um espaço de encontro de pessoas afins que trabalham, apreciam as terapias holísticas, e acima de tudo promovem a socialização, que é tão importante para o ser humano.
Hoje as coisas estão transformadas e crescendo cada vez mais, isso porque as pessoas chegam se identificam, passam pelo processo de cura, e ainda conseguem promover uma renda extra, é realmente um espaço de ajuda mútua. Conforme as ideias vão surgindo, Cristina e Iolanda vão trabalhando para aumentar o público e a divulgação do espaço, e foi assim que decidiram criar a 1º Feira Holística de Ipiabas. Na primeira Feira Holística de Ipiabas, elas receberam palestrantes de Vassouras, Valença, Mendes, Paulo de Frontim e Miguel Pereira, fora o publico de outras cidades que também foi grande.
Para os próximos eventos elas pretendem melhorar ainda mais a estrutura para atender um publico bem maior, as ideias vão surgindo e as coisas vão acontecendo naturalmente. Hoje Cristina e Iolanda já são referencial nessa área de Terapias, e já têm várias propostas para o futuro.
Cristina e Iolanda são gratas pelo apoio e a ajuda dos amigos e colaboradores na divulgação do evento.
Contatos, Endereço e Horário de Funcionamento>
Instagram: @Casa.da.intuicao
Telefone e WhatsApp: (21) 97953-2677.
Funcionamento: sextas, sábados, domingos e feriados de 09:00 às 19:00 horas.
Endereço: Rua José Maria Leite Vinheiros, 331.
Distrito de Ipiabas, Barra do Piraí/RJ.
Começarei, agora, o meu depoimento sobre como foi visitar a 1º Feira Holística de Ipiabas.
O Papo Barrense conversou com os expositores do evento e a primeira conversa foi com a expositora Veronica Fernandes. Verônica contou que a Bio Cake surgiu em fevereiro desse ano, onde ela precisou deixar o emprego que trabalhava há 14 anos pra ficar com seu filho por conta da pandemia, a partir dessa necessidade e também da qualidade de vida para toda sua família, Verônica buscou essa solução que sanou essas necessidades. Fazendo algumas pesquisas na internet, Verônica conheceu esse mundo maravilhoso dos doces e da biomassa de "Banana Verde”, através deles poderão testificar seus benefícios e melhorias que buscava para a saúde e para e o seu financeiro. Para parte técnica ela decidiu fazer cursos de doces funcionais a base de Banana Verde, Veronica tomou como missão, preparar, embalar, e entregar saúde em forma de doces, e claro proporcionar uma experiência maravilhosa a todos que aqueles que se permitirem.
Contato para pedidos e encomendas >
Instagram: @veronicafernandes
WhatsApp: (24) 99843-2911
A segunda expositora foi a Juliana Torres, da Florear. Juliana trabalha com plantas ornamentais, arte botânica, projetos de paisagismo interno e externo, atende eventos e festas com plantas e arranjos de flores. Seus vasos com cores fortes e frases de efeito me chamaram a atenção pelo bom gosto e originalidade.
O endereço da loja e os contatos são>
Estrada Barra do Piraí Ipiabas, RJ145, nº11200 casa 1
Instagram: @florear_ipiabas
WhatsApp: (24)993128055
A terceira expositora que conversei foi a Natalia Zambelli. Natália decidiu empreender em uma paixão do ser humano, a pipoca. Com sua barraca, "Bemdita Pipoca", Natália viu uma forma de ganhar uma graninha extra. As Pipocas artesanais da Bemdita Pipoca são feitas por encomenda para festejar, presentear ou comer em casa. Com todo cuidado no preparo e na embalagem, ela faz a diferença para quem aprecia uma pipoca feita com amor e carinho.
O contato para pedidos e encomendas é pelo Instagram >
Instagram: @bemditapipoca
A quarta expositora que conheci foi a Vanice de Barra do Piraí. Há 20 anos Vanice faz um trabalho com velas artesanais decorativas e aromatizadas, através da Artdecorvelas. Uma mistura de harmonia, bom gosto e sofisticação é o que define o trabalho maravilhoso da Vanice.
Não percam a oportunidade de comprar aquele arranjo para as suas festas de final de ano! Vanice também trabalha com encomendas para eventos.
Os contatos para pedidos e encomendas são>
Instagram: @artdecorvelas
Telefone: (24) 99916-6065
A quinta expositora que conversei foi a Marcilene moradora de Ipiabas. Ela empreende há um ano no ramo alimentício, trabalhando com agricultura familiar. #Vaiquetem é o nome da sua loja de produtos orgânicos, tudo fresquinho cultivado com todo cuidado e carinho que os orgânicos necessitam.
O contato dela para pedidos e encomendas é pelo Instagram>
Instagram : @marcilene8728
A sexta expositora que conversei foi a Ana Paula Cardoso. Ana Paula é psicopedagoga e buscou na terapia dos Florais dos Arachas e na Constelação Familiar, uma forma de atuar trabalhando com a criança e a família na psicopedagogia.
O contato da Ana é pelo Instagram e no WhatsApp>
Instagram: @terapeutaanacardoso
WhatsApp: (24) 98832-5238
A sétima expositora que conheci foi a Luisa Rodrigues. Vivenciei uma experiência incrível através dela com a Bio Dança ou BIODANZA. A bio dança é um sistema de integração humana, renovação orgânica, reeducação afetiva e reaprendizagem das funções originais da vida.
Além de ser formada em Biologia e Psicopedagogia, Luísa estudou Bio dança na Escola Paulista de BIODANZA, com o facilitador, professor e fundador da Bio dança, Rolando Toro, que é chileno.
As aulas da Luisa são 1 vez por semana, pois precisamos de uma semana para digerir a vivencia da Bio dança. Luisa também já atuou em trabalhos no Caps, na Apae e em asilos, trabalhando principalmente com Pessoas com Deficiencia.
O contato da Luisa é pelo telefone>
Telefone: (24) 98145-0511
Na oitava barraca expositora tinham três pessoas trabalhando juntas.
Conheci primeiro a Liliam Calixto Montela. Formada em Relações internacionais, ela mudou radicalmente de vida ao perceber que não se adaptava muito bem em outros trabalhos, ela buscou algo que trouxesse felicidade e lhe desse a tão almejada estabilidade financeira. A Lili Gourmet surgiu a partir do momento em que Liliam decidiu empreender na sua verdadeira paixão, a Gastronomia.
Lili trabalha com encomendas, de antepastos, conservas e congelados, e também atendendo festas e eventos com sua tapioca deliciosa de diversos sabores.
Os contatos na Lili são pelo Instagram, Whatsapp e Facebook>
Whatsapp: (24) 99954-7446
Instagram: @_lili_gourmet
Facebook: Liliam Montela
Na mesma barraca que conheci a Liliam, conheci também conheci a Rosiane do Sitio Legado e da Padaria das Palmas. A Rosiane era gerente de engenharia no Rio de Janeiro e tinha uma carreira sólida, mas tinha muitos problemas de saúde. Um certo dia, um médico diagnosticou Rosiane com um quadro de estresse, mas depois fazendo algumas pesquisas na internet ela descobriu que na verdade tudo que sentia era devido a má alimentação, e não ao estresse. Rosiane então resolveu vir para o interior e decidiu investir em alimentação saudável. Hoje ela trabalha com pão de fermentação natural, e assim surgiu a Padaria das Palmas. Dessa forma Rosiane consegue ajudar as pessoas com o mesmo problema que o seu e ainda ajuda outra pessoas a terem sua independência financeira.
Os pedidos e encomendas são feitos através do whatsapp e instagram>
Whatsapp: (24) 99858-6220
Instagram: @sitiolegado_padariadaspalmas
A Padaria das Palmas fica em Paulo de Frontim, na Estrada das Palmas, nº10114, Palmas, Barão do Amparo.
Liliam e Rosiane estavam dividindo a mesma barraca com o Produtor de Mel 4 por 4, que infelizmente eu não encontrei para entrevistar, mas deixo aqui o registro de participação do mesmo no evento. Um lembrete importante! Os três também são expositores do Barra Green, que acontece todas as quintas feiras na Esquina do Pecado em Barra do Piraí.
A nona expositora que visitei foi à Carolina. Com sua própria marca, Sr Chocs Atelier, a sua confecção foi criada por ela mesma, que se formou em Designer de moda mas não se adaptou com a correria e estresse das grandes cidades. Carolina buscou no interior a independência financeira, a paz e inspiração que precisava.
As peças da Carolina são belíssimas e exclusivas.
O contato para encomendas e pedidos é pelo direct no instagram. Carolina também vende suas peças através do site e App Shopee.
Instagram: @srchocsatelie
Facebook: Sr. Chocs
A décima expositora foi a Alice. Em busca por produtos naturais de cura, decidiu montar seu próprio negócio. A marca de seus produtos é “Um Canto de Encanto”, e ela trabalha com alquimias botânicas, bio cosméticos naturais, artesanais e biodegradáveis. Como diferencial Alice faz suas entregas de bicicleta em Ipiabas.
Seu contato para pedidos e encomendas é pelo direct no instagram>
Instagram: @umcantode_encanto
A decima primeira expositora que tive o prazer de conversar foi a Anita. Uma simpatia de pessoa.
A Anita é professora do ensino médio, mas com a pandemia e as aulas online, sobrou tempo para ela dedicar-se a uma antiga paixão, a costura afetiva e ecológica. Anita criou a marca Artes Anita e o negócio deu tão certo que virou fonte de renda. Ela trabalha com peças exclusivas, personalizadas e com uma novidade, absorventes ecológicos, como existiam antigamente no tempo de nossas avós.
O contato da Anita é pelo Whatsapp e pelo direct no Instagram>
Whatsapp: (24) 99812-6412
Instagram: @artesanitaipiabas
A decima segunda expositora que conheci foi a Leila, que trabalha com sua irmã Carolina. As duas trabalham com revendas de roupas e são representantes de algumas marcas. A ideia de trabalhar juntas surgiu quando uma delas ficou desempregada e então decidiram se unir.
O diferencial das meninas é um sistema que desenvolveram e foi carinhosamente apelidado de “sacolinha”, onde elas deixam a mercadoria na casa das clientes para que elas possam escolher, depois elas voltam para recolher e receber pela mercadoria. Os clientes podem escolher as peças no conforto do seu lar e sem pressão.
O contato para as vendas da Leila e Carolina é pelo Instagram e Telefone>
Telefone: (24) 99230-2767 / (24) 9928-8100
Instagram: @leilaecarolina
A decima terceira expositora que conversei foi a Sabrina. Sabrina decidiu empreender com um dom que tinha na infância e que pandemia serviu como terapia e fonte de renda, foi assim que Sabrina e quando aplicar suas técnicas nas mandalas.
Ela tem um trabalho belíssimo e uma loja virtual no Instagram com as mandalas.
Sabrina aceita pedidos e encomendas pelo direct e pelo whatsapp>
Instagram: @sabrinaluzmandalas
Whatsapp: (24) 9922-20451
A decima quarta expositora que tive o prazer de conversar foi a Tatiana. Tatiana trabalha com revenda de Kombucha, que é uma bebida fermenta naturalmente e substitui de forma natural os refrigerantes e sucos artificiais.
Para adquirir a bebida o contato dela é pelo Instagram>
Instagram: @tatifontainha
A decima quinta expositora que conheci foi a Taciana Cotta. Taciana é consultora de amamentação, Reikiana, RXA, Barra de Acess, Prof Química, nutricionista, trabalha com nutrição funcional, esportiva e reeducação alimentar, restrições de alimentos e alergias, ovolactovegetarianos e veganos. Taciana tem um currículo grande, mas ainda assim decidiu empreender como artesã.
Taciana faz um belo trabalho com bolsas de crochê artesanal, e ainda faz um lindo trabalho com as linhas e agulhas.
O contato da Taciana é pelo direct do Instagram e Telefone>
Instagram: @cottataci
Telefone: (24) 9912-97194
A decima sexta expositora que conversei foi a Mariana. Mariana é proprietária da Queijaria Menina Sapeca e tem uma loja artesanal de laticínios produzidos de forma caseira e bem natural. Menina Sapeka surgiu de uma brincadeira de infância com a sua família e Mariana decidiu então homenagear e transformar o nome na sua marca.
Ela não possui uma loja física, mas já fornece para alguns comércios em Ipiabas.
A decima sétima expositora que conversei foi a Dilurdes. Dilurdes era cabelereira, e decidiu mudar radicalmente seu estilo de vida seguindo a carreira de sua mãe na área do yoga. Dilurdes nunca se acomodou e faz cursos sempre que pode, ela possui várias especializações na área, inclusive em terapia hormonal. A mãe dela com 83 anos e as próprias alunas da mãe começaram a incentivar Dilurdes a seguir o legado de sua mãe. Após decidir seguir sua mãe, Dilurdes viajou para Índia para estudar a fundo o Yoga, depois estudou dois anos no Rio de Janeiro e decidiu finalmente iniciar como professora de Yoga, ela deu aulas para sua mãe até ela partir. Dilurdes disse que na pandemia ela decidiu comprar um Sitio para facilitar a aula de Yoga ao ar livre, porque não se adaptou a pratica online, ela gosta de sentir o estado de espirito e olhar no olho de suas alunas, segundo ela essa é a melhor forma para saber como estão as alunas em seu interior.
O Contato da Dilurdes é pelo WhatsApp e Facebook>
Facebook: Espaço Dilurdes Coimbra de Yoga e Meditação
WhatsApp: (24) 99909-6809
Endereço:
A decima oitava expositora que conheci e tive uma amostra do seu trabalho foi a Mazda Lima. A Mazda trabalha com sons de cura e também como recriadora.
Suas musicas xamânticas , proporcionam a cura do corpo físico e espiritual.
Sound healing que promove a cura!
Terapia do som, cristais, artesanato, aromas, massagem sonora, ervas, rituais
Depois que comecei a ouvir musicas xamanticas minha insônia acabou.
Em breve Mazda estará no Royal Sport Clube em Barra do Piraí praticando seus belos sons de cura.
O contato da Mazda é por telefone e pelo Instagram>
Instagram: @sons.decura
Telefone: (24) 99243-8585
Conselho de boba, não perca a 2º Feira Holística de Ipiabas que ainda não tem dada marcada, mas certamente será muito maior do que a primeira.
Conselho: Antes de ir para a feira holística faça contato com a Casa da Intuição que está sempre realizando eventos inéditos na região.
Espero que apreciem meu trabalho, aceito sugestões para as próximas matérias, através do E-mail> papobarrensebp@gmail.com
Por: Katia Winter Brandão
Apresentadora e produtora do quadro Papo Barrense do Portal Fala BP.
Gratidão.